Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!

Dicionário Modding

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicionário Modding

Mensagem por ZeroCool em 9/12/2010, 11:35

Ball Bearing: Representa uma das características das ventoinhas. Uma ventoinha é ball bearing quando o seu rolamento é feito através de esferas (normalmente 2 ou 4), este tipo de ventoinhas tem uma duração de vida muito maior que as sleeve bearing (bucha) e produzem menos ruído, já que a fricção entre os componentes é feita de forma mais suave, sendo na sua maioria feita no rolamento.

Baybus: Aparelho que ocupa uma baia do gabinete, usado para controlar ventoinhas através de interruptores, interruptores estes que podem ser de vários tipos, 2 posições ON/OFF, 3 posições ON/OFF/ON e outros, geralmente um baybus também inclui leds para se distinguir mais facilmente o estado dos interruptores. Podemos afirmar que um baybus é um elemento de utilidade para quem possui algumas ventoinhas e as quer controlar, mas também tem o seu interesse pela parte estética.

Block: Dissipador para processador, chipset ou placa de vídeo que é utilizado em um sistema de water cooler.

Blow Hole: Este termo é usado para definir um buraco no case onde é aplicado um fan, mas não é um buraco qualquer! Ele tem a característica especifica de conduzir o fluxo do ar para o interior do case, geralmente em forma cilíndrica ou cônica (com a base maior virada para o exterior ou para o interior dependendo das situações).

CFM: Cubic Feet/Minut, é uma medida que avalia o fluxo de ar, este termo está associado às ventoinhas já que elas produzem um determinado fluxo de ar, quanto maior for o valor em CFM da ventoinha mais ar ela desloca e consecutivamente resfria mais eficientemente.

Cold Cathode: Neon especial que não produz calor e gera uma luz mais intensa que os neons comuns.

Copper Shim: Adptador para proteger o processador do cooler ou do block. Aonde SHIM significa “calço” e Copper cobre.

CPU: Central Processing Unit, unidade central de processamento ou mais conhecido como processador.

dB(a): DeciBell. É uma medida do ruído, este termo aparece quase sempre que se fala em fans, porque a maior parte de nós nos preocupamos bastante com o ruído. Para terem uma melhor noção dos valores reais que essas medidas indicam, pode-se dizer que até 20db(a) é um som praticamente inaudível, de 20 a 25 ouve-se, mas pouquíssimo, de 25 ate +/-30 já começa a se ouvir, de 30 a 40 já começa a incomodar, de 40 para cima é insuportável. Claro que há pessoas que tem um ouvido mais apurado que outras e há pessoas que se incomodam com determinados ruídos e outras não, dai esta apreciação ser discutível e não deixa de ser pessoal.

Default: Este termo é usado no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, diz-se que algum componente ou configuração está em default quando se encontra com as características de base/fábrica.

Dremel: Aparelho usado para cortes de precisão em metal, plástico, acrílico e madeira. Serve também para limar e aperfeiçoar todo o tipo de cortes.

El-Cable: Também conhecido estranhamente como FIO-LUZ. É um cabo muito bom para se iluminar partes externas ou detalhes dos Mods, pois é totalmente maleável não esquentando e tem uma vida útil muito alta.

Eletro – Luminescencia: É uma tecnologia (usada nos EL-Cables) que consiste em uma camada condutiva de fósforo, que se ilumina quando é aplicada corrente AC.

ExtremeCooling: Resfriamento extremo, este tipo de cooling abrange todos os tipos de resfriamento no seu mais alto grau. É claro que depois o resultado varia conforme o cooling de base, mas geralmente consideramos apenas o LN2 e o Phase Change Cooling por serem tipos de cooling bastante mais agressivos (atingem temperaturas muito mais baixas) que o WaterCooling (apesar deste também poder ser muito agressivo em termos de temperaturas mínimas se combinado com algum métodos extremos) e o AirCooling.

Fanbus: Aparelho que faz a ligação entre as ventoinhas e um baybus, tem como finalidade de reduzir a quantidade de cabos que circulam dentro do pc.

Fanduct: Objecto geralmente de plástico em forma cilíndrica ou cônica que serve para direcionar o ar.

FanGuard: Grelhas para ventoinhas de computadores, existem vários modelos de grelhas, passando pelos modelos simples em que a grelha é feita com fios de ferro ate grelhas com figuras moldadas na sua estrutura, estas últimas tem seu interesse pela parte estética, mas pecam pela parte aerodinâmica, provocando maior fricção de ar, logo, mais ruído.

Full Load: Termo usado quando o processador está com funcionamento a 100%.

GPU: Graphics Procesing Unit, unidade de processamento gráfico ou mais conhecidas como processador da placa de vídeo. Hoje em dia todas as operações de cálculos relativos a grafismos, tratamento de texturas 2d e 3d, cores, etc são feitas diretamente através do GPU liberando deste modo o CPU para outras operações mais essenciais.

Grills: Nada mais são que grelhas ou grades de metal usadas para dar um melhor acabamento além de proteger os fans contra possíveis descuidos ou objetos.

HeatSpreader: Este termo é usado para identificar os dissipadores das memórias, sejam elas da placa de vídeo como do computador em si. Normalmente é apenas usado o heatspreader sem ventoinha, mas hoje em dia já existem heatspreaders com ventoinhas para quem pratique overclocking, são os chamados HeatSpreaders ativos.

InTake: Quando uma ventoinha está sugando ar para dentro de algo (onde está aplicada) como, por exemplo, do gabinete, diz-se que está InTake.

Laser Led: Este tipo de led é praticamente idêntico as leds comuns, mas produz um feixe de luz bastante mais intenso e menos difuso, ou seja, tem uma maior precisão no direcionamento do feixe de luz emitido.

LCD: Liquid Crystal Display, este componente é constituído pela mesma matéria que os monitores LCD, em termos de modding um LCD consiste num pequeno painel de baixa resolução, ligado através da porta paralela ou serial ao pc e que permite, por meio de programas especificos, a visualização de determinadas informações nesse mesmo painel. Permite visualizar praticamente todas as informações úteis que uma pessoa deseja, estando unicamente limitado ao programa usado e à sua resolução e dimensão (existem vários modelos de LCD), tais como temperaturas, informações sobre o mp3 ou faixa de cd, relógio, indicador de e-mail, entre outras coisas.

Led: Light Emitting Diode, componente eletrônico geralmente de 3mm ou 5mm (existe de outros diâmetros mas os que são mais usados no modding são estes dois modelos) que produzem cores, um bom exemplo do que é um led é aquela luz que todos os computares têm que indica se o disco rígido esta funcionando e se o computador está ligado.

LN2: Tipo de Extreme Cooling de perigosa manipulação, este tipo de cooling usa azoto liquido, que, além de ser um Cooling extremamente caro produz efeito num curto intervalo de tempo devido ao azoto liquido se evaporar ao contato com o ar, mas atinge temperaturas mínimas na ordem dos -190º.

Luz negra: Lâmpada fluorescente geralmente de 8 watts, não tem polaridade de voltagem exata (trabalha entre 110 e 220), precisa de fortes picos para movimentar o gás existente dentro da lâmpada e acender, isto é feito pelo starter que manda picos de 400 volts(é quando da os estalinhos) ou quando usado com inversor o mesmo que da os picos ate o gás acender.

Massa Térmica: Produto usado entre o heatsink(dissipador) e o processador de modo a provocar um melhor contato e uma melhor condução do calor entre estes 2 componentes para que o dissipador receba com maior facilidade o calor produzido pelo processador. Com uma boa massa térmica consegue-se reduzir em media a temperatura do cpu em cerca de 5º.

Mod: Nome que se dá à alteração/modificação feita no(s) componente(s) ou equipamento.

Modding: Termo usado para definir o ato de transformar/alterar componentes, seja ele de que tipo for e seja essa modificação de que tipo for (tanto a nível de circuitos de placas internas do pc, de modo a se conseguir melhorar o desempenho do mesmo, como modificações em relação ao aspecto estético).

Molex: Conector de 4 pinos usado nos computadores para ligar componentes internos como por exemplo: Ventoinhas; Discos rígidos; CDR; CDRW: DVD; Nesse conector o fio vermelho é a tensão de +5v o preto que se situa ao lado é a tensão de -5v, o amarelo é a tensão de +12v e outro preto é a tensão de -12v.

Neon: Tubo de vidro/plástico contendo no seu interior um gás (neón) que quando estimulado nos seus pólos com uma determinada tensão produz a luz. A luz de um neon normal é menos intensa que a luz produzida pelos cold cathods e tem tendência a aquecer.

Noise Blocker: É um tapete (de fibras) usado para diminuir o ruído revestindo o interior do pc, por vezes no lugar de se falar em noise blockers também se fala no termo acoustic absorption que significa absorção de ruído. Estes tapetes tem uma espessura variável (conforme a marca e modelo) de 20mm a 40mm, tem ainda a desvantagem de fazer com que as temperaturas aumentem consideravelmente no caso do pc ter uma má circulação de ar no seu interior.

OutTake: Quando uma ventoinha está jogando ar para fora de algo (onde está aplicada) como por exemplo do gabinete do pc, diz-se que está OutTake.

Overclocking: Termo usado para definir um estado não natural dum produto, mais precisamente para definir que o produto em questão está a funcionar acima das suas especificações de fabrica/default.

PC: Abreviação de Personal Computer, ou mais vulgarmente conhecido por computador.

Peltier: Pequena placa que fica entre o processador e o dissipador. Tem a capacidade de transportar calor de uma extremidade à outra, podendo chegar à uma diferença de até 100ºC entre a parte quente (superior) e a fria (inferior). Mas em compensação necessita de muitos Watts para funcionar, precisando muitas vezes, de outra fonte. Também requer uma boa ventilação no gabinete e um cooler adequado sobre ele. A melhor opção é usar um watercooler com o peltier.

Phase Change Cooling: Tipo de Extreme Cooling, este tipo de cooling usa Freon e o seu princípio de funcionamento baseia-se no fato de existir uma mudança do estado líquido para o estado gasoso do produto em questão dentro do sistema de forma a consumir/ absorver o calor. Há semelhança do que acontece com os congeladores/frigoríficos.

Resistor: É um componente que basicamente oferece resistência, oposição à passagem de tensão e/ou corrente elétrica e servindo (no caso do led) para não deixá-los queimar.

RheoBus: Variante mais recente dos baybus, este modelo, ao contrário dum baybus, possui reostatos no lugar dos interruptores, oferecendo um melhor controle da velocidade das ventoinhas, permite variar a tensão da corrente que alimenta as ventoinhas (conforme os modelos) entre 5v a 12v.

Sleeve Bearing: Representa uma das características das ventoinhas, uma ventoinha é sleeve bearing quando o seu rolamento é feito através de uma bucha, o que provoca uma maior fricção entre os componentes e consequentemente menor vida útil e maior ruído.

Spiraflex ou spiral: São cabos de plástico na forma de espiral usados para organizar melhor os fios dentro do gabinete, deixando o ambiente interno mais limpo.

String Neon: Este tipo de neons é o mais recente no modding, já existia há algum tempo para fim publicitários (painéis luminosos e afins), mas só agora foi implementado no modding. Este neon pode ser definido como um neon flexível, consiste num fio flexível especifico de diâmetro reduzido que quando alimentado a uma determinada tensão produz uma cor especifica.

Vcore: Nome dado para a frequência de energia que um processador irá receber, termo muito usado na pratica do Overclocking.

WaterCooling: Resfriamento a água, ideal para quem procura silêncio absoluto mas que ainda envolve algum investimento e domínio deste tipo de cooling, além de ter os seus riscos, que como todos devem imaginar, sao os vazamentos de água do sistema que podem provocar curto circuito e consecutivamente danificar os componentes atingidos.

Window Mod: Janela normalmente feita em acrílico numa das laterais do case, pode também ser na parte frontal ou no topo do gabinete, há quem use também vidro por ser mais resistente aos riscos mas tem o contra de ser bastante pesado e de difícil corte quando se trata de fazer formas especificas ao contrario do acrílico. Às vezes na própria janela de acrílico aplica-se um fan com ou sem leds de forma a criar um efeito de luzes agradável e também refrigerar o interior do case e os seus componentes.

Fonte:CasemodBr


Última edição por ZeroCool em 8/2/2011, 15:01, editado 1 vez(es)

ZeroCool
Moderador Global
Moderador Global


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicionário Modding

Mensagem por Sonic em 27/1/2011, 06:42

Algumas ai naum sabia naum No
Belo tuto Cool

PS.: Formata um pokinho melhor o texto.. ta mto preto

____________________________________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Sonic
Administrador
Administrador


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum