Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!

Radeon HD 6950 pode ser transformada em Radeon HD 6970

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Radeon HD 6950 pode ser transformada em Radeon HD 6970

Mensagem por ZeroCool em 29/12/2010, 07:20

Graças a uma falha no método de proteção da AMD, a nova placa de vídeo
Radeon HD 6950 pode ser transformada em uma Radeon HD 6970 com um simples
upgrade de BIOS. Como as novas placas da série Radeon HD 6900 têm dois
chips de BIOS, caso alguma coisa dê errado no processo de transformação
basta restaurar o BIOS de backup para tudo voltar ao normal.

Agora o procedimento de como realizar a transformação :


Introdução

Algumas semanas atrás, a AMD lançou a Radeon HD 6970 ea Radeon HD 6950. Ambas as placas são baseadas no core da AMD novo Cayman, que é o seu primeiro processador gráfico para usar uma configuração shader VLIW4.

Assim como em todos os outros produtos similares, as variantes da AMD duas Cayman, chamado Cayman e Cayman Pro XT, são baseados no silício GPU exatamente o mesmo. A variante do modelo torna-se um chip GPU é decidido após a morte é produzida, em algum momento antes de ser colocado no cartão. Criando novas SKUs do silício mesmo pelas características de bloqueio tem sido uma prática comum na indústria, pelo menos desde a Radeon 9500 em 2002.

Este artigo é destrava a Radeon HD 6950. A HD 6970 não tem nada que possa ser desbloqueado.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
A imagem acima mostra os deficientes HD 6950 shaders em vermelho. Quando desbloqueado, estas unidades desativadas tornam-se ativas, resultando em um aumento de desempenho substancial.

A AMD tem duas formas de bloquear a contagem de shaders em todos os seus GPUs recente. A primeira se baseia em fusíveis dentro da GPU, ou sobre o substrato - um mecanismo semelhante ao bloqueio multiplicador da Intel. Ele não é reversível, tanto quanto sabemos. O segundo mecanismo é o que interessa, a AMD pode configurar o VGA BIOS de uma forma que ele desativa shaders extra, além de os deficientes através das mechas on-die. Este método é usado principalmente para criar amostras de engenharia ou cartões revisor que correspondam às especificações alvo. Normalmente, os cartões de produção vêm com a contagem de shaders configurado no fusíveis, de modo que não pode ser mudado.

Aparentemente, atualmente, embarcando Radeon HD 6950 cartões de todos os fabricantes - que na verdade são todos o mesmo cartão com etiqueta diferente - tem a sua shaders bloqueado através do método de BIOS, para que possamos explorá-lo facilmente.

Libertar os shaders

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.][Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Libertar os shaders adicionais é feito por piscar o cartão com um HD 6970 BIOS. Você pode encontrar alguns em nossa coleção VGA BIOS . Qualquer uma dessas BIOS irá funcionar em qualquer projeto de cartão de referência 6950 HD. Você pode usar o ASUS BIOS que vem com clocks mais elevados e limites de Overdrive e permite variações de tensão através SmartDoctor, ou ficar com uma das BIOS de referência, caso você esteja com medo que os relógios podem ser muito altos.

Vou descrever o método para atualizar de dentro do Windows, que é segura o suficiente sobre esses cartões por causa da dupla BIOS recurso que permite a recuperação fácil.

  1. Baixe a bios ATI Winflash aqui (32 & 64 bits).
  2. Download HD 6970 BIOS . A Sapphire que eu associada à vontade de trabalhar em todos os cartões de referência de design de qualquer fornecedor.
  3. Verifique se o BIOS ligar o cartão é colocado na posição 1 (foto mais abaixo, se você não sabe onde ele está).
  4. Executar ATI Winflash, clique em Salvar para salvar sua BIOS, então você tem um backup no caso de algo correr mal.
  5. Coloque o HD 6970 BIOS em Winflash clicando em Load Image , seguido pelo Programa .
  6. Vamos completar o processo de flash e reiniciar o sistema.
  7. Verifique a contagem de shaders usando GPU-Z , ele deve mostrar 1536. Certifique-se de usar a versão 0.5.0 ou superior, a versão 0.4.9 oficial não oferece suporte a HD 6900 Series corretamente. Se você ver uma contagem de shaders de 1600, sua versão do GPU-Z está desatualizado.
  8. Para garantir o desempenho maximizado abrir o Catalyst Control Center, vá para a aba Overdrive e defina o controle deslizante para a configuração PowerTune 20%. O "teste" deste artigo tem mais dados sobre isso.
  9. Verificar a estabilidade em aplicações desktop do Windows e jogos.


Se você receber um erro como incompatibilidade de identificação ou não podia apagar-ROM, então você vai ter que fazer algum trabalho extra em um prompt de comando do Windows (ou DOS): Executar atiwinflash unlockrom-0 seguido por atiwinflash-f-p 0 bios.bin bios.bin onde é o caminho eo nome do HD 6970 da BIOS que você baixou.

Update: Eu tenho carregado um maço de todos os arquivos necessários, juntamente com alguns arquivos de lote para facilitar o processo para os usuários menos experientes. Você pode baixá-lo aqui , por favor relatem sucesso ou quaisquer problemas com os scripts nos comentários para este artigo.

Sinta-se livre para postar no tópico de discussão para este artigo, se você precisar de ajuda adicional com o processo de flash.

Teste

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Podemos ver que a ativação do shaders, sem qualquer aumento de clock melhora o desempenho. Uma vez que as velocidades de relógio são ajustados para coincidir com a HD 6970, o cartão efetivamente executa tão bem como um completo soprado Radeon HD 6970.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Foi feito alguns testes de consumo adicional de energia e parece que o sistema de energia da AMD PowerTune limitação não recebe um "upgrade" do BIOS flash. Vemos que, mesmo quando modded, a HD 6950 (HD 6970 em shaders e relógios) corre para o limite PowerTune mais cedo do que o normal HD 6970 o que resulta em consumo de energia reduzido, mas também reduziu o desempenho em Furmark. Com um consumo de potência de 202 W, o HD modded 6950 está bem abaixo do limite de especificação 225 W da configuração de poder HD 6950.
Uma vez que o limite de potência no Catalyst Control Center por 20%, vemos que o modded HD 6950 atrai 252 W, o que excede as suas especificações (225 W) por 27 W. Este movimento também melhora o desempenho de renderização de um bom negócio, então Eu recomendo a todos os usuários que realizam esse mod e ter uma fonte de alimentação semi-decente. Indo de 12% além do limite de potência especificada não terá quaisquer efeitos nocivos sobre o seu hardware e é bem coberta por tolerâncias de fabricação e overspeccing, mas reduz a possibilidade de gargalos de desempenho gagueira ou outros causados pela AMD PowerTune.


E se algo der errado?

Assim, você atualizou o BIOS e seu cartão não funcionar por um motivo ou outro?
Se o seu cartão de botas finas, mas não funcionam adequadamente em 3D, você pode apenas carregar o cartão e flash back, o BIOS original da placa (que é porque você deve sempre salvar sua BIOS antes de fazer quaisquer experiências.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

No caso sua placa não dá boot em tudo que você pode usar o backup do BIOS do novo processador AMD recurso:
  1. Configure o BIOS switch (foto acima) na posição 2 para permitir a recuperação do BIOS e reinicie o computador. Isso permitirá que você arrancar o cartão sem problemas.
  2. Boot em Windows / prompt do DOS e prepare-se para o flash card - não iniciar o processo de flash ainda.
  3. Configure o BIOS interruptor na posição 1 com o sistema funcionando e pronto para flash.
  4. Flash guardados BIOS para o cartão.
  5. Reboot, feito.


A dupla BIOS recurso é apenas uma conveniência adicional para a recuperação mais fácil, não é um requisito para este tipo de modding, nem é prova de que a AMD tem planejado as suas cartas com o desbloqueio em mente.


Originalmente por:http://www.techpowerup.com
Traduzido por Thiago Alves (com auxilio do Google tradutor)

ZeroCool
Moderador Global
Moderador Global


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum